VILA PROPÍCIO

História da Cidade

 
O município foi fundado em 1952. Possui cerca de 5.520 habitantes e tem um dos maiores complexos espeleológicos da América do Sul, possuindo mais de 50 cavernas e muitas delas ainda não catalogadas. É cortado pelo rio dos Patos.
 

 Início do Povoado

 O Município de Vila Propício teve seu início em meados de 1950, quando o agrimensor e proprietário de terras da região Luis Caiado de Godoi resolveu construir uma escola e comercializar a produção de alimentos. A partir daí, criou-se um loteamento, em cerca de 5 alqueires de terras, Por volta de 1951, a família de Joaquim Propício de Pina resolveu construir escola e comercializar a produção de alimentos, sobre o qual teve início o povoado de Vila Propício. Ele não era o único interessado em começar um povoado no local, um grupo de imigrantes baianos, mineiros e proprietários de terra, acompanharam o agrimensor nessa tarefa.

   Luis Caiado de Godoi passou, reconhecido como fundador de Vila Propício anos de sua vida, viajando por essa região, a escolha do lugar, foi devido as terras serem bastante produtivas.

 

Origem do nome

O Nome de Vila Propício é uma homenagem do fundador do povoado Luis Caiado de Godoi ao seu sogro Joaquim Propício de Pina o "Mestre Propício, como era conhecido por todos. Mestre Propício era professor, comerciante, músico, escrivão e Secretário, e contribuiu muito para o crescimento do nosso Município, fazendo jus ao nome Vila Propício.

 

Formação Administrativa 

Distrito criado com a denominação de Vila Propício, pelo decreto-lei municipal nº 16, de 16-10-1965, subordinado ao município de Pirenópolis. 

Em divisão territorial datada de janeiro de 1979, o distrito figura no município de Pirenópolis. 

Elevado à categoria de município com a denominação de Vila Propício, pela lei estadual nº 12804, de 27-12-1995, desmembrado de Pirenópolis. Sede no antigo distrito de Vila Propício. Constituído do distrito sede. Instalado em 01 de janeiro de 1997. 

Em divisão territorial datada de 2003, o município é constituído do distrito sede. 

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
 
 
 
 
Por: Comunicação de Vila Propício
 
 
 

Fonte: www.citybrazil.com.br e o Livro: A história de Vila Propício

Imagens

Vila Propício

Fundação: 1952

Aniversário:28 de dezembro

Gentílico: Propiciense

População: 5.520 habitantes

Área: 2.181,575 km²

Bioma: Cerrado

Localização: ver mapa